quarta-feira, junho 18, 2008

De princesa come e dorme a rainha das cólicas

Chocolate nem vê-lo. Café muito menos. Laranjas, morangos ou ervilhas tão pouco. Idem para os fritos. Então, porque é que de um dia para o outro a Carolina passa a manhã quase toda a contorcer-se e a chorar? É assim desde 2.ªf e estávamos nós contentes por, mesmo assim, ela dormir bem de noite, até que hoje tudo mudou.
Diz quem percebe do assunto – entenda-se Mário Cordeiro no seu O Grande Livro do Bebé, que é a nossa bíblia – que é normal os bebés terem cólicas enter as três e as 12 semanas e dou por mim a pensar como é que serão os próximos dias...
Se até aqui a mama servia de consolo, agora nem isso. Resta-nos andar com ela ao colo, o que nos leva a outra dúvida – será que a estamos a habituar mal, como toda a gente diz? Por enquanto não estamos muito preocupados com os “maus vícios” que lhe possamos incutir, mas sim em tentar aliviá-la de alguma forma, nem que para isso fiquemos com músculos de aço!
Diz Mário Cordeiro que esta é uma fase de organização do cérebro, que terá de ser percorrida para se atingir um grau de maturidade superior. Portanto, é preciso que os pais retirem de cima de si qualquer culpa por pensarem que não estão a fazer o que deviam. É normal, faz parte da vida do bebé e ajuda-o a encontrar níveis mais perfeitos de organização e consolo.

Curiosamente, hoje a manhã até está a ser tranquila. Será que é só preciso escrever para exorcizar?

3 comentários:

Anónimo disse...

O bom das cólicas... é que passam. Da mesma forma que aparecem de um dia para o outro, desaparecem!
Connosco, mãe e filha, havia umas massagens que aliviavam um bocadito, com pernas encolhidas sobre a barriga à mistura!... Ela a chorar para um lado e eu para o outro por a ver assim e me sentir impotente!...Aliviavam... mas pouco!.... Nestas coisas o pediatra pode sempre ajudar! Têm sempre uns exercícios e dicas giras!
Uma coisa que não fiz e que muita gente sugeriu foi dar Aeroom.

sara disse...

A nós também já nos sugeriram Aero-Om e Colimil, mas por enquanto só temos feito essas mesmas massagens de que falas.
Para a semana regressamos à pediatra e pode ser que ela tenha alguma receita milagrosa ;)

Anónimo disse...

Boa Tarde! Também sou mãe e recentemente descobri o blog de uma enfermeira que trabalha com maes e recem-nascidos. Nele fala acerca das mais variadas coisas que nos afligem, amanetaçã, fraldas, colicas. Deixo aqui o endereço. Espero que ajude...
http://www.leiturasparamaes.blogspot.com/