segunda-feira, maio 12, 2008

Parto natural vs cesariana

Quando somos crianças e imaginamos o que queremos ser quando formos grandes, ao contrário da maior parte das minhas amigas, que pensavam ser médicas, advogadas, veterinárias e afins, sempre me imaginei a ser… mãe! Desde essa altura sempre me imaginei em casa com um rebanho de filhos. Se tinha alguma outra profissão não me lembro, mas sei que sempre me imaginei rodeada de crianças. Seis. Foi esse o número que acordámos ainda em namorados. Dificilmente lá chegaremos, mas o que importa é que a primeira já está quase, quase a chegar. Mas, voltando novamente atrás no tempo, nunca pensei muito em como seria a hora do parto. Agora penso, mas também já pensei mais, e já estou como um pediatra de uma amiga que lhe diz «tudo o que entra tem de sair». À medida que a gravidez foi evoluindo, dei por mim inúmeras vezes a pensar se ela já estaria de cabeça para baixo e a pensar no momento do parto que, indubitavelmente, seria natural. Para mim, que é tudo novidade e falo sem experiência, o parto, desde que esteja tudo bem com a mãe e com o bebé, deve ser natural. É essa a minha posição.

No dia em que eu nasci, a minha mãe chamou a ambulância ao longo da madrugada. Eles apareceram de manhã e com um miúdo que tinha partido uma perna. Conclusão: os bombeiros acabaram por ter de encostar numa berma, curiosamente em frente à casa onde vivo agora, para eu nascer, com aquela criança e respectiva mãe a assistir a tudo. Escusado será dizer que a minha mãe nem chegou a ir ao hospital e foi logo levada para casa.

Não sendo de extremos, este não é de todo o cenário em que gostava que a Carolina nascesse, mas faz-me alguma confusão a facilidade com que hoje se escolhe entre o parto natural e a cesariana, supostamente porque é mais fácil ou se sofre menos. Ser mãe não é isso mesmo? Não digo, obviamente, a parte do sofrimento que está inerente ao parto, mas o sermos abençoadas por poder gerar um ser dentro de nós. Assim que engravidei espantou-me o discurso, não que fosse novidade, mas quando nos bate à porta é como se fosse o confirmar de tudo o que até aqui só se suspeitava, do «aproveita agora», «vais ver que depois não tens tempo para nada», «depois é que vais ver como elas são». Quando duas pessoas escolhem ser pais, em princípio, à partida já sabem que as suas vidas vão mudar radicalmente, mas será assim tão difícil numa primeira troca de palavras com alguém que vai viver essa experiência pela primeira vez dizer tão simplesmente «parabéns. Vais ver a maravilha que é ser mãe»? Que a vida não é fácil já todos o sabemos, mas também o que seria de nós, da nossa ambição, do nosso dia-a-dia, se não tivéssemos contratempos e momentos menos bons? Uma monotonia parece-me. Portanto, tudo isto para dizer que me parece uma verdadeira mariquice das mães que pedem para fazer cesariana.

Se calhar daqui a umas duas ou três semanas, altura em que a Carolina deve saltar cá para fora, vou-me arrepender de dizer isto, mas é o que penso e só mesmo em caso de risco de vida para mim ou para ela é que ponderaria essa hipótese. Também o que seria do verde se todos gostassem do amarelo?

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi amiga,

A minha experiência é igual à tua, apenas com algumas semanas de diferença, mas a minha posição é igual é a mesma que a tua. Faz-me alguma confusão como hoje em dia se marca a data e hora do nascimento de um filho como se estivesse a marcar uma reunião de trabalho.
Creio que se tudo estiver bem para ambos devemos avançar para um aorto natural, pelo menos é assim que penso fazer.

Beijocas
Graciete

Suzana disse...

Olá,

Desculpa me intrometer, mas vim cá parar através do BabyBoom e não pude deixar de comentar.

Concordo plenamente contigo!! Nâo consigo entender essa opção para a cesariana. Se for por motivos de sofrimento fetal, ou riscos para a mãe tudo bem, mas à toa, juro que não entendo.

E eu posso falar de experiência. Já tenho duas filhas (estou à espera do 3º) e todas foram parto natural e por acaso sem epidural (essa se pudesse teria tomado ;)). Dói, é claro que dói .... mas a sensação se sentir um ser saindo de dentro de mim... não é fácil explicar, saberás daqui a pouco ... é simplesmente indescritível.

Espero que tenhas uma hora bem pequenina e que tudo corra bem para que possas ter o parto que queres.

Um abraço